Funcionamento: 07:30 às 17:00
(43) 3511-1800
Fax: (43) 3511-1800

Paraná é destaque em Congresso Nacional de Secretarias de Saúde


Publicado em: 19/07/2017 12:48
Fonte/Agência: Matérias da SESA
Autor: Matérias da SESA
Paraná é destaque em Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

Paraná é destaque em Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

saO trabalho do Governo do Paraná na área de saúde está sendo apresentado no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, que já está em sua 33ª edição, acontece de 12 a 15 de julho em Brasília. Durante esses dias, a Secretaria da Saúde organizou um estande para expor os principais programas e projetos do Estado e compartilhar experiências da gestão.

“Completamos mais de sete anos de trabalho com grandes resultados que colocaram o Paraná em uma posição de destaque no país. Essas experiências precisam ser compartilhadas e, quem sabe, sirvam de modelo para outros gestores”, almeja o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Para esta edição são esperados cerca de cinco mil participantes. São gestores municipais, estaduais e federais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reunidos em oficinas, seminários, mesas redondas e rodas de conversas sobre diversos assuntos da área. 

“Este é o maior encontro do SUS. É o momento que temos para ouvir os secretários municipais e para discutir grandes temas importantes para todo o país, como a regionalização e os recursos, por exemplo. São discussões como essas que vão impactar no cenário do dia a dia das secretarias municipais de saúde”, explica o presidente do Conasems, Mauro Junqueira.

EXEMPLO – A programação de 2017 inclui temas como atenção básica, gestão de custos, educação em saúde, ações de combate ao Aedes, entre outros. O secretário de Saúde do município de Jandaia, em Goiás, Douglas Alves de Oliveira, foi direto ao estande do Paraná quando chegou ao congresso. Pelo site, viu que o Estado tem um projeto que ele pretende aderir em sua cidade.

“Vim tirar algumas dúvidas da área de assistência farmacêutica sobre funcionamento, estatuto, se é viável ou não, os custos, quanto um município pode economizar, sobre a parte legal, tributária. Percebi que o que é feito no Paraná é modelo para o Brasil e todos deveriam adotar. Quero agendar uma visita e conhecer ainda mais de perto, pois quero o mesmo para a nossa cidade”, conta Oliveira.

saO gestor do estado de Goiás ainda complementa: “Quando me inscrevi no evento, tinha exatamente a intenção de conhecer experiências exitosas de outras regiões, ver o que está funcionando em outros locais e o que pode ser adequado para o nosso município”, fala.

AUXÍLIO – O assessor de gestão do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB), Nelson Calzavara, também buscou o espaço do Paraná no Conasems para falar sobre regulação. “Na Paraíba, temos uma dificuldade muito grande em implantar esse serviço e isso está gerando cada vez mais demandas judiciais e problemas com o Ministério Público. Estamos com uma necessidade urgente de organizar essa parte da assistência”, comenta.

O gestor se informou e soube que o Paraná tem um serviço online de regulação de leitos implantado em todas as regiões do Estado. “Minha intenção é saber como isso está funcionando e, até mesmo, marcar uma visita. A parte mais importante deste evento para mim são as conversas que temos com as pessoas, pois são muito elucidativas. Além de trazerem soluções para erros que a gente comete, ainda permitem que a gente não repita erros que outros já tiveram”, conclui Calzavara.

O estande da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná também recebeu a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi. A abertura oficial está marcada para esta quinta-feira (13) às 19 horas. Na sexta-feira (14), a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, participa de um seminário sobre ação de combate ao Aedes a partir das 14 horas.

 

 

 

Leia também

Assessoria de Comunicação
19/07/2017 12:48
Assessoria de Comunicação
19/07/2017 12:48
Assessoria de Comunicação
19/07/2017 12:48
Assessoria de Comunicação
19/07/2017 12:48