Funcionamento: 07:30 às 17:00
(43) 3511-1800
Fax: (43) 3511-1800

Medicamentos Excepcionais

 São medicamentos de elevado valor unitário, ou pela cronicidade do tratamento se tornam excessivamente caros, por isso também são denominados de medicamentos de alto custo.
Em 2002 o Ministério da Saúde divulgou os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) que têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnostico de cada doença, o algoritmo de tratamento das doenças com as respectivas doses e os mecanismos para o monitoramento clinico em relação a efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. 
Estes protocolos podem ser acessados através do link: http://portal.saude.gov.br , no Portal da Saúde e são atualizados constantemente.
Hoje são mais de 40 doenças atendidas pelo programa de medicamentos excepcionais, como por exemplo, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, Diabetes Mellitus tipo 1. Qualquer pessoa tem direito aos medicamentos do programa desde que se enquadre nos critérios estabelecidos nos PCDT.
No Cisnorpi é realizado o cadastro dos processos de medicamentos e enviados a 19ª Regional de Saúde para que possa ser avaliado por médico auditor. Basicamente um processo precisa ter: laudo de solicitação de medicamento, prescrição médica, termo de consentimento informado, exames que comprovem a doença e documentos pessoais.
Após o deferimento do processo, o medicamento é retirado na farmácia da 19 R.S., caso o paciente seja de Jacarezinho. Pacientes de outros municípios retiram na farmácia municipal de seu próprio município.